Demonstrativo e Categorias
Saiba o que é categoria, como criar e qual melhor maneira de utiliza-las
Atualizado há mais de uma semana
Categoria financeira é a forma mais correta de organizar
suas receitas e despesas. Com ela sua empresa pode extrair estatísticas de
gastos em determinada categoria. Como por exemplo: saber quanto representa a
folha de pagamento sobre suas despesas mensais, ou até cortar gastos em uma
determinada categoria.
O Sistema já vem com padrão das principais categorias que são utilizadas, aconselhamos a não excluir nenhuma dessas categorias, pois são essenciais para geração de relatórios e para contabilidade.
No Simples Agenda as despesas e receitas podem ser consultadas através das Categorias, acessando o menu Consulta > Demonstrativo.
Nesse relatório, podem ser filtradas as categorias facilitando a análise de suas despesas e receitas.
Exemplo prático de como pode ser utilizado esse relatório:
O relatório ajuda você organizar suas despesas. Por exemplo criar uma Categoria "Casa" e dentro dessa criar categoria "Aluguel", " Luz", "Água" e "Alimentação". Filtrando por essa categoria conseguiria ver quanto foi gasto no mês com alimentação e quanto que estes gastos representam em seu orçamento mensal.
Ao verificar que seus gastos neste mês foram bastante elevados, sua próxima pergunta será: "Como eu gastei tudo isto com a "Casa"?"
Para descobrir onde teve esses gastos, pode acessar o menu Financeiro > Lançamentos e clicar na aba CONTAS A PAGAR e filtrar pela categoria desejada, conforme imagem abaixo.
No menu Financeiro > Categoria, podem ser consultadas as categorias que já vem cadastradas.
Clicando no botão "Lápis" pode ser editada a Categoria, trocando o nome ou onde dever aparecer.
Clicando no botão "Lixeira" pode ser excluída a categoria, caso não tenha nenhum lançamento. Se tiver pode editar e deixar o "Status" como INATIVO.
Clicando no botão NOVA CATEGORIA, abre a tela abaixo.
Nessa tela deve ser informado Nome da Categoria ou Subcategorias, se é Despesa ou Receita e dentro de qual categoria deve aparecer.
O "Status" precisa estar ATIVO para essa categoria receber lançamentos, caso não venha ser utilizado deve deixar como INATIVO, pois não é possível excluir uma categoria que já possui lançamentos para não perder o histórico de movimentação.
"Permitir lançamentos no Caixa", indica se pode aparecer como opção de despesa no Caixa, conforme imagem abaixo: