Dicas e respostas da Equipe Simples Agenda

Página InicialAgendaPerguntas frequentes

Demonstrativo e Categorias

Saiba o que é categoria, como criar e qual melhor maneira de utiliza-las

Escrito por Gustavo Puglisi
Atualizado há mais de uma semana

Categoria financeira é a forma mais correta de organizar suas receitas e despesas. Com ela sua empresa pode extrair estatísticas de gastos em determinada categoria. Como por exemplo: saber quanto representa a folha de pagamento sobre suas despesas mensais, ou até cortar gastos em uma determinada categoria.

O Sistema já vem com padrão das principais categorias que são utilizadas, aconselhamos a não excluir nenhuma dessas categorias, pois são essenciais para geração de relatórios e para contabilidade.

No Simples Agenda as despesas e receitas podem ser consultadas através das Categorias, acessando o menu Consulta > Demonstrativo.



Nesse relatório, podem ser filtradas as categorias facilitando a análise de suas despesas e receitas. 



Exemplo prático de como pode ser utilizado esse relatório: 

O relatório ajuda você organizar suas despesas. Por exemplo criar uma Categoria "Casa" e dentro dessa criar categoria "Aluguel", " Luz", "Água" e "Alimentação". Filtrando por essa categoria conseguiria ver quanto foi gasto no mês com alimentação e quanto que estes gastos representam em seu orçamento mensal.

Ao verificar que seus gastos neste mês foram bastante elevados, sua próxima pergunta será: "Como eu gastei tudo isto com a "Casa"?"

Para descobrir onde teve esses gastos, pode acessar o menu Financeiro > Lançamentos e clicar na aba CONTAS A PAGAR e filtrar pela categoria desejada, conforme imagem abaixo. 


No menu Financeiro > Categoria, podem ser consultadas as categorias que já vem cadastradas.


Clicando no botão "Lápis" pode ser editada a Categoria, trocando o nome ou onde dever aparecer.

Clicando no botão "Lixeira" pode ser excluída a categoria, caso não tenha nenhum lançamento. Se tiver pode editar e deixar o "Status" como INATIVO. 




Clicando no botão NOVA CATEGORIA, abre a tela abaixo. 


Nessa tela deve ser informado Nome da Categoria ou Subcategorias, se é Despesa ou Receita e dentro de qual categoria deve aparecer.

O "Status" precisa estar ATIVO para essa categoria receber lançamentos, caso não venha ser utilizado deve deixar como INATIVO, pois não é possível excluir uma categoria que já possui lançamentos para não perder o histórico de movimentação.

"Permitir lançamentos no Caixa", indica se pode aparecer como opção de despesa no Caixa, conforme imagem abaixo: