Cobrança Recorrente
O que é a Cobrança Recorrente, quando usá-la e como excluir cobranças recorrentes.
Atualizado esta semana
Marcando a opção "Cobrança Recorrente" como SIM, o sistema
irá apresentar a seguinte mensagem com orientações:
Você deve clicar em OK para confirmar a ativação da cobrança recorrente.
Ao lado informe o "Intervalo" desejado, por
exemplo: 1 Mês.
Será gerado a cobrança a cada um mês, no mesmo dia da venda
realizada. Este intervalo pode ser em dias, meses ou anos.
Outro exemplo: 30 Dias, será gerado a cobrança a cada 30 dias.
No menu CAIXA, ao gerar uma venda para o cliente com essa forma de pagamento, o sistema irá gerar automaticamente vendas e lançamentos no FINANCEIRO.

Clicando em HISTÓRICO DE VENDAS é possível verificar as vendas criadas. O sistema dá uma previsão de 12 meses das vendas futuras:
No menu CLIENTES > Resumo do Cliente (ícone de bonequinho), na aba "Vendas" também é possível verificar as vendas criadas para o cliente.
Com a cobrança recorrente o sistema apresenta uma previsão
de 12 meses de vendas.
Exemplo: ao baixar uma venda em 01/04/2025 com a
cobrança recorrente ativa, serão criadas mais 11 vendas de previsão, até
01/04/2026.
Em 01/05/2025 o sistema irá criar mais uma previsão de venda, para 01/05/2026, e assim continuamente.
Para encerrar a cobrança
recorrente, é necessário excluir os lançamentos futuros no menu FINANCEIRO >
Lançamentos > Contas a Receber.
Confira a seguir como excluir a cobrança recorrente.
Caso tenha marcado a "Cobrança Recorrente" como
SIM indevidamente e já possui vendas lançadas com essa Forma de
Pagamento, siga os passos abaixo:

Clique na aba "Detalhe" para ver o número do Pedido.



Será apresentada essa
mensagem:
Clique em "Excluir esta e as próximas recorrências".
Com isso, as vendas e os lançamentos do Financeiro são todos excluídos.
Por fim, é necessário incluir novamente as vendas dos clientes, agora com a Forma de Pagamento cadastrada corretamente com "Cobrança Recorrente" como NÃO.