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Cobrança Recorrente

O que é a Cobrança Recorrente, quando usá-la e como excluir cobranças recorrentes.

Escrito por Bárbara Rossetti
Atualizado esta semana

A cobrança recorrente é um conceito utilizado quando uma forma de pagamento terá uma cobrança repetida e sem data final definida, ou seja, recorrente. Como, por exemplo, a mensalidade da Netflix, que é mensal.

No menu Financeiro > Formas de Pagamento, ao cadastrar uma forma de pagamento, existe o campo "Cobrança Recorrente". 

Marcando a opção "Cobrança Recorrente" como SIM, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem com orientações:

Você deve clicar em OK para confirmar a ativação da cobrança recorrente.

Ao lado informe o "Intervalo" desejado, por exemplo: 1 Mês.
Será gerado a cobrança a cada um mês, no mesmo dia da venda realizada. Este intervalo pode ser em dias, meses ou anos.

Outro exemplo: 30 Dias, será gerado a cobrança a cada 30 dias.



No menu CAIXA, ao gerar uma venda para o cliente com essa forma de pagamento, o sistema irá gerar automaticamente vendas e lançamentos no FINANCEIRO.

Clicando em HISTÓRICO DE VENDAS é possível verificar as vendas criadas. O sistema dá uma previsão de 12 meses das vendas futuras:



No menu CLIENTES > Resumo do Cliente (ícone de bonequinho), na aba "Vendas" também é possível verificar as vendas criadas para o cliente.



Com a cobrança recorrente o sistema apresenta uma previsão de 12 meses de vendas.
Exemplo: ao baixar uma venda em 01/04/2025 com a cobrança recorrente ativa, serão criadas mais 11 vendas de previsão, até 01/04/2026.

Em 01/05/2025 o sistema irá criar mais uma previsão de venda, para 01/05/2026, e assim continuamente.


Para encerrar a cobrança recorrente, é necessário excluir os lançamentos futuros no menu FINANCEIRO > Lançamentos > Contas a Receber.

Confira a seguir como excluir a cobrança recorrente.


Caso tenha marcado a "Cobrança Recorrente" como SIM indevidamente e já possui vendas lançadas com essa Forma de Pagamento, siga os passos abaixo:


1. No menu Financeiro > Formas de Pagamento, clique na forma de pagamento desejada e altere o campo "Cobrança Recorrente" para NÃO. 
Em seguida, clique em SALVAR. 


2. No menu Consulta > Vendas, clique em "Filtro Avançado" e pesquise por essa Forma de Pagamento. Será listado as vendas em que utilizou essa forma de pagamento.
Clique na aba "Detalhe" para ver o número do Pedido. 



3. No menu Financeiro > Lançamentos > Contas a Receber, clique em MAIS FILTROS e pesquise pelo número do Pedido no campo "Venda"


Clique no lançamento e depois clique em "Excluir Venda".


Será apresentada essa mensagem:


Clique em "Excluir esta e as próximas recorrências".
Com isso, as vendas e os lançamentos do Financeiro são todos excluídos.

Por fim, é necessário incluir novamente as vendas dos clientes, agora com a Forma de Pagamento cadastrada corretamente com "Cobrança Recorrente" como NÃO.