Como cadastrar uma Forma de Pagamento com Parcelas?
Formas de Pagamento com parcelas e taxas da operadora de cartão
Atualizado há mais de uma semana
Acesse o menu Financeiro > Formas de Pagamento. Clique em NOVA FORMA DE PAGAMENTO ou edite algum existente.
Uma Forma de Pagamento com Parcelas, como por exemplo, o Cartão de Crédito, deve ser cadastrada com todas as parcelas possíveis, definindo o tempo de Carência e o Intervalo entre as parcelas, para que o sistema gere os lançamentos no Financeiro da forma correta.
O campo "Carência" significa o tempo em dias de quando irá receber a primeira parcela. Por exemplo, ao parcelar uma venda, a primeira parcela só entra em 30 dias, então a "Carência" deve ser preenchida como: 30 dias. Para pagamentos à vista, a Carência costuma ser: Hoje.
O campo "Intervalo" significa o tempo em dias que separa uma parcela da outra. Por exemplo, ao parcelar uma venda em 3 vezes, o pagamento ocorrerá mensalmente no mesmo dia, então o campo "Intervalo" deve ser preenchido como: Mensal.
Neste exemplo, temos: Venda efetuada em 11/08, a primeira parcela será em 10/09 (Carência de 30 dias), segunda parcela em 10/10 (Intervalo Mensal) e terceira parcela em 10/11 (Intervalo Mensal). O Mensal indica que as parcelas são sempre no mesmo dia do mês.
Se o "Intervalo" for preenchido como: 30 significa que cada parcela será recebida a cada 30 dias, exemplo: Venda efetuada em 11/08, primeira parcela será em 10/09 (Carência de 30 dias), segunda parcela em 10/10 (Intervalo de 30 dias) e terceira parcela em 09/11 (Intervalo de 30 dias).
O campo "% da operadora" significa o percentual que a empresa operadora de cartão desconta em relação ao valor recebido/vendido. Este campo deve ser preenchido em percentual, por exemplo: 4,50.
O campo "Taxa" significa a taxa fixa que a empresa operadora de cartão cobra sobre uma venda/valor recebido. Este campo deve ser preenchido com um valor fixo, por exemplo: 1,99 ou deixar zerado 0,00 caso não tenha taxa.
O campo "Status" significa se aquela parcela da forma de pagamento está disponível ou não para utilização no sistema. Caso uma forma de pagamento que permitia ser parcelada em até 10 vezes, for alterada e agora só permitirá parcelamento em até 6 vezes, então as parcelas 7 a 10 podem ser alteradas para Status: Inativo.