Dicas e respostas da Equipe Simples Agenda

Página InicialComprasPerguntas frequentes

Como registrar uma nota fiscal de compra ?

Você pode incluir manualmente ou importar o XML

Escrito por Gustavo Puglisi
Atualizado há mais de uma semana

Se você precisa lançar a sua nota fiscal de compra no sistema, siga o passo a passo abaixo.


No menu acesse opção Compras > Compra. É possível incluir uma nota fiscal de compra de duas formas:

a) Opção "Importar XML": importação de um arquivo XML de nota fiscal, onde o sistema inclui as informações automáticas. 

Clicando no botão "IMPORTAR XML", vai abrir uma tela para buscar o arquivo XML para importação, conforme imagem abaixo: 



Após escolher o arquivo, vai aparecer as informações da nota fiscal todas preenchidas. Conforme imagem abaixo: 



Informe o produto no campo "Informe o Produto..." conforme imagem abaixo. Caso não existir o cadastro do produto, o sistema irá sugerir o cadastro rápido. Depois preencha o quanto deseja lucrar com o produto que o sistema caculará o Preço Venda.



Caso preferir, pode lançar a despesa desta compra no Contas a Pagar, conforme as instruções mais abaixo. 

Para finalizar, lembre-se de clicar no botão  "SALVAR COMPRA"


b) Opção "Nova Compra": inclusão manual de nota fiscal onde todos os dados são digitados manualmente. Também gera lançamento no "Contas a Pagar". 

Para realizar a inclusão dessa forma, precisa clicar no botão "NOVA COMPRA"



  1. Informe o número da nota fiscal; 
  2. Data que está realizando o lançamento dessa nota fiscal;
  3. Data de emissão é a data que a nota fiscal foi emitida;
  4. Nome do fornecedor que você realizou a compra, caso não esteja cadastro, clique no botão "CADASTRAR FORNECEDOR"
  5. Informe o produto, caso não esteja cadastro, clique no botão "CADASTRAR PRODUTOS"
  6. Informe a quantidade 
  7. Preço de Compra, assim que informar o preço o sistema faz comparativo com a compra anterior e informa se está pagando mais barato ou mais caro.               

    Setinha" para cima e a cor vermelho quer dizer que está pagamento mais caro 
           
    Setinha" para baixo e a cor em verde quer dizer que está pagando mais barato    
  8. As informações "Quero lucrar", "Lucro (%)" e "Venda (R$)", se já tiverem informadas no cadastro do produto, os sistema já preenche e faz o cálculo. 
  9. Clique no botão "+ ADICIONAR" 


Para lançar a compra no Contas a Pagar

Informe a forma de pagamento, conta que será retirado o dinheiro para pagar, qual a categoria, data de vencimento e o valor a ser pago. 


Para finalizar clique no botão "SALVAR COMPRA"